Esta receita pode ser preparada de véspera.
Esta receita aprendi com a minha sogra. Com o passar dos anos fui deixando o modo de preparo mais fácil para o dia a dia. O ato de ralar a abobrinha agiliza o preparo, devido os pedaços estarem mais finos. O molho de tomate é outra etapa que sempre é possível agilizar! Você pode usar a lata de tomate pelado ou utilizar tomates inteiros, com pele e sementes.
Ingredientes
Tomates maduros: 700 g de tomates,1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro, 3 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Opcional: ½ xícara (chá) de parmesão ralado e 2 colheres (sopa) de requeijão.
Abobrinha: 1 abobrinha tipo brasileira, de + ou – 400 gramas; 1 colher (café) de sal e 1 colher (sopa) de azeite
Modo de preparo
- Lave os legumes sob água corrente.
- Para os tomates: Com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente, dívida os tomates ao meio.
- Deixe esfriar. Leve os tomates ao liquidificador e bata até dissolver os tomates. Reserve.
- Numa panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, junte a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que fique transparente.
Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Desligue o fogo. Passe os tomates batidos por uma peneira sob a panela, assim que coar todo o tomate, descarte as sementes. Mexa bem acrescente a folha de louro e uma pitada de açúcar. Tempere com sal e pimenta-do-reino, mexa bem. Ligue o fogo no médio, tampe parcialmente a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 15 minutos, para engrossar. Mexendo de vez em quando para não grudar, desligue o fogo. Reserve. - Para a abobrinha: Em uma tabua, rale a abobrinha do lado grosso do ralador. Lave bem as mãos e os utensílios utilizados, pois ela deixa uma espécie de cola por onde passa.
- Numa frigideira antiaderente larga: Refogue a abobrinha com o sal, mantenho o fogo baixo. Vá mexendo de vez enquanto. Neste processo ela vai soltando água. Mexa até diminuir de volume. Leva uns 9 minutos no total. Reserve. Veja foto.
- Na frigideira sem aderência: Mexa sempre, por uns 5 minutos. Após este tempo já terá diminuído o excesso de água, junte o azeite, para não grudar na panela. Continue a mexer até diminuir um pouco mais de volume. Leva uns 9 minutos no total. Reserve.
- Unindo os sabores. Junte a abobrinha refogada com o molho de tomate (retire a folha de louro) e deixe esquentar. Assim que ferver conte 5 minutos e desligue o fogo. Neste ponto já está pronto.
- Se gosta do gratinado
- Para dar mais sabor e deixar bem cremoso, desligue o fogo, junte o requeijão e o queijo ralado, misture bem. Deixe um pouco de queijo para jogar por cima. Leve ao forno preaquecido por 25 minutos até gratinar.
Patrícia Renata