Renda extra com biscoitos? 🍪 Sim! Inscreva-se

Que tal ir para Trancoso – BA? (parte 1)

Compartilhar:

DSC08383 DSC08384

Que tal ir para Trancoso – BA?

Peço desculpas pelo sumiço, mal comecei e já fui passear (risos). Afinal de contas, aqui é o local das idas e vindas, não é?!!!

São muitos locais a comentar, por isso não seguirei uma ordem cronológicas das suas realizações, mas sim o interesse dos seguidores. Darei o pontapé inicial pela cidade de “Trancoso – BA” (Costa do descobrimento, litoral sul baiano), mas daqui para frente conto com as sugestões de vocês.

Ah, vale frisar que poderá ocorrer novas publicações dos lugares já comentados, sempre que houver um fato novo, por isso, enviem seus comentários.

Trancoso

Tudo começou no desembarque da esquadra de Pedro Álvarez Cabral em 23 de abril de 1500. E redescoberta pelos “hippies” nos anos 70. Hoje conta até com um dos hotéis da rede Club Mediterranée desde 2003 (aos com condições de investimento, no final da publicação consta o link do “Club Med”, claro aos íntimos).

Trancoso distante 1478 km da capital de São Paulo, é o point de muitos famosos, e neste último final de ano (2014) estiveram por lá os jogadores de futebol (acho que nem precisa descrever isso, rs) Neymar e Daniel Alves do Barcelona, dentre outros tantos. Inclusive, também estivemos por lá.

Lá existe um local como se fosse o centro da cidade, conhecido por “Quadrado”, tudo acontece ou passa pelo Quadrado. Embora nome seja Quadrado, na verdade uma área verde (como de uma praça) no formato “retangular”. Existem pouco mais de uma dezenas de casinhas coloridas ao derredor com instalação dos restaurantes, lojas, e com saídas para vielas algumas das principais pousadas, dentre elas o “Capim Santo”.

Praias

Em 2009 tive acesso a “Revista Veja Edição Especial: O Melhor do Brasil – 500 Delícias do Turismo e da Gastronomia Nacional”, publicada em dezembro 2008, onde constava matéria sobre a Praia do Espelho em Trancoso, com menção dela “falésias, piscinas de águas transparentes, coqueiros e rios que deságuam no mar, com rivais á altura de sua beleza só encontradas em Fernando de Noronha – PE. De fato é linda. Distante cerca de 25 km ao sul de Trancoso, sendo 19 deles em estrada de terra batida.

Caso tempo alguns dias na região vale conhecer a Vila de Caraiva, cerca de 22 km mais ao sul da Praia do Espelho, trajeto todo em estrada de terra. No final, chegará à margem do rio Caraiva, aonde existe estacionamento para automóvel, dai em diante a travessia será de barco de alumínio, do outro lado, seguirá de pé, cavalo ou ainda com passeios de bug ou barcos.

As praias de Trancoso até Corumbau de Norte a Sul são: Rio da Barra, Nativos, Coqueiros, Rio Verde, Pedra Grande, Ponta de Itapororoca, Pratimirim, Itaquena, Rio dos Frades, Jacumã, Outeiro, Setiquara, Curuípe, Espelho, Ponta do Toque-toque, Satu, Ponta do camarão, Barra de Caraíva, Caraíva, Pataxó, Barra Velha e Ponta de Corumbau.

Para saber mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trancoso_(Porto_Seguro)

http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-ba-trancoso

http://www.clubmed.com.br/cm/estadia-trancoso-brasil_p-42-l-PT-v-TRAC-ac-vh.html

Amanhã tem mais…

Mande comentários e sugestões.

Até a próxima ou nas estradas.

Roberto Macedo