Você sabia?
Um ditado inglês diz que uma maçã por dia mantém o médico longe (an apple a day keeps the doctor away). Um exagero, claro, mas seria possível acrescentar: “e deixa o dentista bem distante também”.
Isso porque a maçã é considerada uma fruta detergente, que ajuda a tirar impurezas dos dentes. É por esse motivo que muitos dentistas brasileiros dizem que, se toda criança comesse uma maçã por dia, a cárie poderia até mesmo ser erradicada do país.
Além disso, a fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue.
As catequinas, substâncias antioxidantes presentes na fruta, já foram associadas em diversos estudos à boa saúde pulmonar, melhorando sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e de outras afecções respiratórias, como a asma.
Um estudo holandês recente sugere, ainda, que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes. Uma promessa tentadora, mas que necessita de novos estudos científicos para ser comprovada.
Como Conservar
As maçãs podem ser conservadas na parte de baixo da geladeira por até três semanas.
Dicas de Preparo
Sempre que possível, utilize maçãs com casca, para aproveitar a maior quantidade de fibras. Quando tiver de reservar maçãs cortadas, pingue algumas gotas de limão para que não escureçam.
Variedades
No Brasil, a produção de maçãs é relativamente recente e começou de forma modesta, tendo boa aclimatação no Sul do país. As variedades Gala e Fuji correspondem por 90% da área plantada.
Como Escolher
Escolha frutas firmes, de casca lisa, sem machucados ou depressões. Nessas reentrâncias, microorganismos nocivos podem se desenvolver.
Entre duas opções do mesmo tamanho, fique com as mais pesadas.
Prefira as maçãs de cor viva — quanto mais vermelha a maçã, mais doce ela é.
Melhor Época do Ano
As maçãs nacionais são encontradas de fevereiro a dezembro; já as estrangeiras apresentam melhor qualidade de agosto a janeiro.
Site Nestlé.