Passeios rápidos.
Em outubro de 2015, resolvi aproveitar uma carona para o Rio de Janeiro, então convidei uma amiga e lá fomos nós. Saímos às 03h da manhã, e fomos de conversa até não aguentar mais. Às 8h estávamos na linha vermelha, um trânsito enlouquecedor, elevado para lá e para cá, mas nada do trânsito andar. Próximo às 9 horas descemos perto da Rodoviária, de onde buscamos informações para pegar o ônibus que nos levasse ao Jardim Botânico. Paramos num ponto de ônibus, tudo conferido, tudo certo, infelizmente ocorreu um acidente o que fez com que ficássemos no ponto de ônibus por mais de 30 minutos e passear de ônibus por quase 40 minutos, conheci vários pontos de passagem, rs.
Chegando na entrada, um deslumbre, ao ver toda aquela beleza que é o Jardim Botânico. Vimos quase tudo de cactos a alecrim, passamos por grandes árvores, arbustos, plantas medicinais, árvores frutíferas, especiarias, temperos e ainda nos divertindo com os macacos-prego que chamavam a atenção de quem parava para descansar. Sim descansar, o lugar é enorme.
Descobrindo…
O lugar é belíssimo e vale o passeio. Enquanto visitava o orquidário encontrei a orquídea do gênero Vanilla, nativa do México, que é nada mais nada menos que a Baunilha. A Baunilha é uma vagem conhecida como especiaria, usada como aromatizante em cremes, biscoitos, etc; que dá um toque prá lá de especial em muitas receitas.
O Jardim Botânico
O Jardim Botânico é a mais eclética e imponente área verde da cidade. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies, brasileiras e estrangeiras, algumas delas ameaçadas de extinção. O local abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.
http://jbrj.gov.br/visitacao/horarioeingresso
Abraços
Patrícia Renata